[vc_row][vc_column][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_text_separator title=”Percurso de Carro”][vc_column_text]DICAS PARA EXAME PRÁTICO PARA CATEGORIA “B”

Antes de ligar o carro:

1. Ajustar o banco;

2. Ajustar os espelhos retrovisores;

3. Colocar o cinto de segurança;

4. Verificar se o veículo está em ponto morto;

5. Dar a partida.

Durante o percurso:

1. Não sair com o freio de mão puxado;

2. Não dar partida no motor com o carro engrenado;

3. Pisar levemente no acelerador para dar partida no veículo;

4. Engatar primeira marcha antes de iniciar a saída;

5. Não pisar na embreagem antes de pisar no freio;

6. Não esquecer de dar as setas em conversões ou balizas (manobra);

7. Não apoiar o pé na embreagem com o veículo em movimento;

Ao finalizar o percurso:

1. Dar setas ao parar o veículo;

2. Ao parar o carro, colocar a marcha em ponto morto e depois puxar o freio de mão antes de desligar o motor.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_text_separator title=”Percurso de Moto”][vc_column_text]

DICAS PARA EXAME PRÁTICO PARA CATEGORIA “A”

Antes de iniciar o percurso:

1. Colocar o capacete;

2. Regular a jugular e abaixar a viseira;

3. Subir na moto, levantar o descanso, ligar a moto e verificar o farol.

Ao iniciar o percurso:

1. Iniciar e finalizar o percurso em 1ª marcha;

2. jogar a segunda marcha até o segundo cone;

3. Entrar pelos cones pelo lado direito;

4. Subir no pranchão acelerando até a metade do mesmo;

5. Ao sair do pranchão ligar seta para direita;

6. Ao finalizar duas curvas para direita, ligar seta para esquerda;

7. Ao finalizar a curva para a esquerda, ligue a seta novamente para a direita;

8. Antes de entrar no “oito”, desarmar a seta;

9. Entrar no “oito” pelo lado direito;

10. Finalizando o “oito”, acelerar o mínimo possível para jogar a terceira marcha;

11. Entrando a terceira marcha não acelerar, deixando que a moto ande livremente até a primeira marcação no percurso, quando deverá reduzir sem frear. Após a primeira marcação, reduzir para primeira marcha antes da segunda marcação. Passando da segunda marcação, utilize os dois freios dianteiro e traseiro, a fim de parar antes da parada obrigatória;

12. Na parada obrigatória, colocar somente o pé esquerdo no chão.

13. Colocar a moto no ponto morto, desligá-la e desembarcar da moto pelo lado esquerdo;

14. Entrar pelo lado direito dos cones empurrando a moto.

15. Ao sair dos cones, arriar o descanso, finalizando o exame.

Durante o percurso:

1. Após jogar a segunda marcha, não ficar com a mão na embreagem ]
ou freio;

2. Jamais entrar no “oito” com a seta armada;

3. Não queimar as faixas delimitadoras do percurso;

4. Não apoiar nenhum dos pés no chão;

5. Entrar pelo lado direito dos cones;

6. Não é necessário regular os espelhos;

7. Fazer as reduções antes das marcações (não esquecer de recolher a mão no punho após cada redução);

8. Jamais levantar a viseira, principalmente quando parar a moto;

9. Jamais acionar o freio, somente na parada obrigatória;

Boa Sorte

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